Como se formou o reinado dos dinos

 

Os dinossauros dominaram a Terra durante milhões de anos. Foto: Tom Lima

Os dinossauros, que dominaram a Terra durante milhões de anos, surgiram na esteira de intensa atividade geológica que convulsionou o planeta. Foto: Tom Lima

Intensas e cataclísmicas erupções vulcânicas de consequências globais, e o início da fragmentação do supercontinente Pangea, cimentaram o caminho para o longo reinado dos dinossauros, durante os três períodos da Era Mesozoica.

A Terra se formou há 4,56 bilhões de anos e uma atmosfera rica em hidrogênio só surgiria há 4,30 bilhões de anos. As primeiras formas de vida apareceram há 3,8 bilhões de anos.

A ação de cianobactérias no ambiente aquático gerou oxigênio que se espalhou pela atmosfera até atingir uma quantidade tal que possibilitou o desenvolvimento de seres que respiravam , há 2,1 bilhões de anos.

Ao mesmo tempo, uma camada de ozônio protetora contra a intensa radiação de um Sol mais jovem começava a se formar na alta atmosfera da Terra.

Durante a Era Pré-Cambriana, que começa com a origem da Terra, houve a fragmentação do então existente supercontinente Rodinia.

Enorme variedade de espécies animais

A intensa atividade geológica associada a esse evento provocou erupções vulcânicas submarinas em larga escala que lançaram sais minerais nos mares, que também se elevaram e inundaram vastas extensões de terras, originando ricos nichos ecológicos.

Também houve maior oxigenação da atmosfera, enquanto a formação de uma camada de ozônio mais espessa significava um guarda-chuva protetor para os organismos que estavam se desenvolvendo.

A longa Era Pré-Cambriana termina há 550 milhões de anos, com a chegada da Era Paleozoica, da qual o primeiro período foi o Cambriano.

Nessa época, o planeta foi palco do que se chama explosão do Cambriano, o surgimento de uma enorme variedade de espécies animais associada aos eventos geológicos da era anterior.

Era dos lagartos terríveis

Contudo, apesar de rapidamente abundantes, os seres vivos eram pequenos. Foi durante o período Devoniano, 380 milhões de anos atrás, que surgiram os ancestrais dos anfíbios, por si mesmos, ancestrais dos répteis – e dos dinossauros.

Talvez não por acaso, surgiu nessa época um animal aquático enorme, o Dunkleosteus, um placodermo semelhante na aparência à enguia atual, mas com uma diferença: media 6 m de comprimento e, devidamente carnívoro, foi o terror dos mares de então.

E aí, maciça atividade vulcânica na gigantesca província ígnea conhecidas como Trapas Siberianas, hoje norte da Rússia, elevou a concentração de CO2 na atmosfera e com isso, o efeito estufa.

Isso originou uma grave mudança climática que exterminou 70% dos vertebrados então existentes, pondo fim ao período Permiano e à Era Paleozoica, cerca de 245 milhões de anos atrás.

Esse evento de abrangência global criou as condições para o que foi, na minha opinião, o auge da vida na Terra, a era dos lagartos terríveis, os dinossauros.

Profundas mudanças ambientais no planeta

Esta foi a Era Mosozoica, que começa com o fim do período Permiano e é compreendida pelos períodos Triássico, que vai até 208 milhões de anos; Jurássico, há 144 milhões de anos; e o Cretáceo, que tem fim  há 65 milhões de anos.

Por esta época, vale lembrar, as enormes massas de terras que formam a crosta da Terra, a placas tectônicas, haviam voltado a se unir, para formar Pangea.

As criaturas horrendas que dominariam o Planeta no Mesozoico, os dinossauros, os plesiossauros e os pterossauros, testemunhariam, ao longo dos éons, a dramática fragmentação desse novo supercontinente, que começou no Triássico.

Em fins do Cretáceo, os continentes e oceanos já tinham a configuração vista hoje, embora estivessem mais próximos uns dos outros do que gora.

Inegável é que esse episódio geológico de grande importância, ainda que durado milhões de anos, provocou profundas mudanças ambientais no planeta. É o que veremos a seguir.

Post anterior:

Dinos viveram na melhor fase da Terra

Você está em:

Como se formou o reinado dos dinos

Próximos posts:

Atividade geológica fez mundo dos dinos

Grave crise limitou nutrição dos dinossauros